quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O excêntrico...

Responda rápido: qual é o planeta azul?
Responda mais rápido: Se um planeta é azul, o que tem nele?
Responda devagar: Você realmente tem certeza disso?


Com vocês o excêntrico...










Urano se fosse um ser-humano seria um artista, daqueles bem bicho-grilo que vende quadro na praça da alfândega, tem cabelos compridos, é vegetariano, faz mapa astral e se pergunta frequentemente: porque as pessoas correm tanto?

Versão antropomórfica de Urano.

Mas também, o que você esperava de um planeta que gira deitado e ainda por cima, no sentido contrário?
Eu explico.
       Urano tem uma inclinação no eixo axial de quase 90°, conforme mostra a figura abaixo:

Sendo assim, Urano trabalha deitado. Assim como alguns ciclistas...




Como algumas moças "horistas"...



E como Homer Simpson...


Mas pensando bem, Urano é que está certo! Se posso fazer uma atividade pela lei do menor esforço, para que suar a camisa ao fazê-la?
(Notem que nem camisa o Homer sua, tendo em vista que só porta cuecas...)

Além disso, a rotação do planeta é retrógrada, ou seja, em vez de girar no sentido Leste - Oeste como a maioria dos planetas, ele gira de Oeste-Leste, assim como o planeta Vênus.
Logo, o sentido de sua rotação é anti-horária, contrária aos ponteiros do relógio.
Entenderam agora porque Urano é um planeta "bicho-grilo"?
Vamos aos fatos:

1) Urano tem uma rotação diferente dos outros planetas, portanto, ele faz o caminho inverso do senso comum. Sendo assim, temos aqui um esquerdista invicto, pois se a massa vai toda para o caminho da direita, ele parte rumo à outra direção;

2) Urano trabalhar deitado, sem muita pressa e sem muito esforço é a carteirinha com foto e carimbo de todo bicho-grilo;

3) Urano é o 7º planeta em distância do Sol. E 7 é o número mais místico que existe pelo seu caráter simbólico, tais como 7 dias da semana, 7 notas musicais, 7 cores do arco-íris...E bicho-grilo que se preze é tudo esotérico. Calcula ascendente e faz mapa numerológico de cabeça...

Mas se Urano tem uma órbita "deitada", será que os anéis também estão inclinados?

Sim! Tudo está inclinado, aneis, satélites e campo magnético.
Urano é todo do avesso.

Acredita-se que essa sua característica peculiar se deva à colisão de Urano com um corpo do tamanho de um planeta no início da história do sistema solar que o deixou como se ele estivesse plantando bananeira perpetuamente.

Ok, e a pergunta do início do texto, já perceberam que a resposta não era Planeta Terra? Que assim como o nosso planeta azul existe um outro planeta azul?

Pois é, Urano tem uma linda cor azul-esverdeada.
E antes que associem isso à água (pergunta número 2), já adianto que o motivo de sua cor não é essa.
A culpa é dele:

Methane-3D-space-filling.svg
CH4, o fedorento metano!
(Embora essa molécula mais pareça uma gorda de biquíni).

Então, o metano é um gás que absorve a luz solar e reflete apenas a cor azul. Afinal, como vocês devem saber, a luz do Sol é formada por todas as 7 cores do arco íris. Se absorveu 6 ele precisa refletir uma. E nesse caso, reflete a cor azul. Por exemplo:

Pessoas brancas demais absorvem a luz solar e refletem o vermelho.

A atmosfera de Urano também é formada por hidrogênio e hélio.
O período de translação de Urano é de 84 anos terrestres! Isso quer dizer que você completa um ano de vida e já está parecendo o mestre Yoda.


Urano conta com 9 anéis descobertos no ano de 1977, sendo esses bem diferentes dos aneis de Júpiter e Saturno. Um dos aneis chamado de épsilon, é o mais exterior e é composto principalmente por blocos de gelo e uma poeira fina.

Mas a pergunta é, porque os anéis de Saturno são tão mais famosos que os de Urano?
Pela mesma resposta que diz porque uma mulher afirma que prefere ganhar anel diamante no lugar de anel de prata:

"Porque eles brilham muito mais."

Os anéis de Saturno são muito maiores, e portanto refletem bem mais a luz do Sol, sendo bem mais facilmente percebido.
Já os anéis de Urano, só se vê com equipamentos especiais...
As mulheres, definitivamente, sabem o que querem. E principalmente, o que não querem.
(Ur anus, a dirty joke...)

Urano tem um dia com 17 horas de duração. Isso quer dizer que se morássemos lá perderíamos 7 horas preciosas de sono! E imaginem que delícia deve ser dormir num planeta que gira deitado?
Seria como se embalar em um berço gigante!

Urano foi o primeiro planeta a ser descoberto por um telescópio, pois tirando Netuno, Urano é o único que não era visível a olho nu.

Contando com 27 satélites, sendo Titânia e Oberon os dois maiores, temos a maioria desses corpos com nomes femininos de personagens do Shakespeare e do Alexander Pope.
E nenhuma dessas luas tem atmosfera...

Mas também, o que você esperava? 25 "mulheres" de lua juntas; se existisse uma camada de gases em meio a tanta capacidade comburente, teríamos um segundo sol no sistema solar...

Explosão atômica 1024x768 Papel de Parede Wallpaper

Pensando bem, a natureza é realmente muito sábia. 
No próximo capítulo, Netuno, que depois do rebaixamento de Plutão, se tornou o último planeta do sistema solar.

Nada como um dia após o outro, não é Netuno?

Até lá!

2 comentários:

Marcos* disse...

"CDF pode até descansar, mas não por muito tempo"? Uma boa frase, mas com a qual não posso concordar totalmente, pois, para o nerd que se preze, a definição de descanso é relativa. Disso sei eu: que tipo de maluco vai para a biblioteca passar uma tarde de folga? O meu tipo.

Texto brilhante (brilhante como um anel de Saturno), como eu esperava, repleto de *jokes* bem sacadas - o tipo de coisa que está ali escondida desde sempre, mas que é preciso ser criativo para achar. Há duas maneiras de aprender e nunca mais esquecer: aprender com dor ou aprender rindo. Preciso dizer qual a melhor?

E é curioso como o mundo (os mundos?) dá voltas, pois quando era garoto li uma edição velha pra burro do clássico Da Terra à Lua, de Julio Verne, onde falava-se que o sistema solar tinha *oito* planetas - claro, no tempo em que viveu o tio Verne Plutão ainda não fora descoberto. Mais de um século depois, voilà, o velho livro volta a ser atual.

tarologo, escritor, astrologo e estudante de cabalah disse...

é Urano é bem interessante mesmo, e eu sendo tarólogo e astrólogo, foi no trânsito desse espírito atuando em minha casa um do mapa(meu ser interior) que me levou as praças de minha cidade para ajudar os outros...bem a vontade! rsrrsrs