terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O segundo maior...











Para começar os trabalhos, me diga, quem se lembra desse filme clássico?

Pois é, mas Saturno teria que se conformar em perder essa queda de braço para Júpiter, pois em termos de tamanho, Saturno está agora fedendo num segundo lugar...
Mas tudo bem, vão-se os braços numa queda de braço mas ficam os anéis...E por falar em anéis, quem lembra desse outro clássico:

Dá próxima vez eu me mando, que se dane meu jeito inseguro, nosso amor, vale tanto, por você vou roubar os anéis de Saturno...


Tá Fábio Júnior, a gente sabe que tu tem grana, mas trate de achar outro anel pra pôr no dedo da sua 17° esposa, pois os anéis de Saturno não servirão para esse propósito...
Então, chega de preliminares! Vamos ao que interessa.

Apesar de sua fama, só foram obtidas informações a respeito de Saturno no final da segunda metade da década de 70 em diante, através das sondas Pioneer 11 e Voyager 1 e 2.

Para quem não conhece uma sonda, apresento-lhes a Pioneer 11!

Saturno, o 6° planeta de distância a partir do Sol, tem os polos visivelmente achatados devido à sua rotação extremamente acelerada. Imaginem, um planeta enorme como esse, tem um dia de apenas 10 horas e 39 minutos!
Isso é como o Michael Jordan me dizer que calça 37!

Júpiter está me cochichando aqui que além de ele ser o maior planeta ele TAMBÉM tem a mais rápida rotação. Ou seja, Saturno está novamente em segundo lugar.

(E Saturno está agora abaixando o dedo da fitinha para levantar o dedo que está do lado.)

Tá Saturno, para você não dizer que nunca ganhou nada, toma essa aqui de presente:
Saturno é o único planeta do sistema solar que tem uma densidade inferior à da água.
Isso quer dizer que se houvesse um oceano grande o bastante, Saturno flutuaria nele.

Continuando...
Saturno é formado por 90% de Hidrogênio e 5% de Hélio e poderia conter 740 vezes a Terra em termos de volume. Tá eu não preciso relembrar que em Júpiter caberiam 1000 Terras né?

Chega de bullying nesse blog!

Bom, mas se a composição dele é basicamente Hidrogênio e Hélio, fica fácil supor que Saturno, assim como Júpiter, é um gigante gasoso.
Mas será que tudo é gás?

Não! Assim como Júpiter, Saturno tem um núcleo sólido em seu interior, e sobre ele há uma extensa camada de hidrogênio líquido e metálico devido à elevada pressão e temperatura.
Sim, seu corpo também se tonaria líquido se você fosse passear lá pelo centro da terra.)

Tá, mas eles não valem! Eles são semideuses hollywoodianos...Nem as inexoráveis propriedades de temperatura e pressão podem detê-los...(e nem acabar com a maquiagem da mocinha).

A translação de Saturno muito me interessa, pois se eu fosse residente desse planeta, estaria recém completando um ano de vida. Afinal, o tempo que Saturno leva para dar uma volta em torno do Sol é de 29.5 anos!

Eu estaria agora trocando o Renew por Hipoglós.

Piadinha clássica de algum brasileiro muito criativo...


Scarlett O'Hara, com seus 50 raquíticos quilos, voaria longe se fosse filmar "E o vento levou..." nas dependências de Saturno, isso porque lá, as rajadas de vento ultrapassam as 1800 km/hora.
Bem bom pra secar roupa!

O tom esbranquiçado predominante em sua atmosfera é devido às nuvens de amônia congelada. As colorações marrons podem ser nuvens de hidrosulfeto de amônia e os pouquíssimos locais azulados são cristais de gelo.

Provavelmente, com tanta amônia, os saturnianos devem ser tão loiros quanto uma candidata ao cargo de Paquita! Isso porque a amônia é responsável pelo clareamento dos pêlos.
A melhor amiga das loiras de farmácia.
Tá bom, eu tinha prometido não incitar mais bullying nesse blog, mas não me aguentei! Saturno é o segundo planeta com maior quantidade de satélites...O primeiro adivinhem quem é?
Eu não falei nada!
Saturno tem um total de 60 satélites, e entre eles está a maior Lua do sistema solar, Titã!

Ok. Eu desisto. Saturno é da segunda divisão mesmo.

Os maiores satélites de Saturno são: Mimas, Encélado, Tétis, Dione, Reia, Hipérion, Jápeto, Febe e Titã. Titã é a maior lua de Saturno e tem o mesmo tamanho do planeta Mercúrio.
Encélado e Titã tem água líquida por causa do vapor d'água de um geiser, além de ter uma atmosfera rica em metano.

RECEITA PARA SE PRODUZIR METANO:
500 gr de rabanete
300 gr de feijão
200 gr de repolho refogado
2 ovos cozidos.

Coma tudo e deite-se no sofá para receber a visita do pior traque malcheiroso que seu nariz experimentará ao longo de toda sua encarnação.
Isso é metano!
É o mais simples dos hidrocarbonetos.

E inflamável também, certifique-se que não tenha ninguém fumando perto de você durante essa experiência.

E para finalizar, vamos falar sobre os anéis de Saturno. Aliás, se você tem mais de 25 anos deve lembrar disso aqui:

Vai dizer que você não comentava com seus amigos que o pogobol parecia Saturno? Pois é, ali onde a gurizada botava os pés lembrava muito os anéis do planeta.

Mas de que é feito os anéis de Saturno? Eles são constituídos essencialmente por uma mistura de gelo, poeiras e material rochoso e sua origem é desconhecida.

De início, pensou-se que teriam se originado na formação dos planetas há cerca de 4 bilhões de anos, porém, estudos recentes apontam para que sejam mais novos, tendo apenas algumas centenas de milhões de anos.

Alguns cientistas acreditam que os anéis se formaram a partir de uma colisão que ocorreu perto do planeta ou com o planeta.

Pensa-se que os anéis de Saturno desaparecerão um dia, pois vão sendo lentamente puxados para o planeta. Os anéis podem também mudar de cor.

Peraí, mudar de cor?
Tipo anel do humor?

Bom, então tendo em vista a derrota maciça que Saturno sofreu contra Júpiter, já podemos imaginar que  cor estão esses anéis. 

No Próximo Capítulo, Urano. O penúltimo planeta do sistema solar.

Nenhum comentário: